São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995 |
Próximo Texto |
Índice
Frankfurt antecipa novidades para o Brasil
GRACILIANO TONI
Considerado o maior do mundo, deve atrair aproximadamente 1 milhão de pessoas até o seu encerramento, no próximo dia 24 -o 18º Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 94, atraiu 750 mil. Chevrolet A grande novidade para o mercado brasileiro é o novo Opel Vectra, carro que será fabricado pela Chevrolet no Brasil em substituição ao best seller Monza -mas ainda sem data definida. Renault Outro "brasileirável", o Renault Mégane, surpreendeu. O carro, que deve ser fabricado no país a partir de 99 (talvez com novo desenho), tem, como os Fiat Bravo e Brava, diferenças marcantes nos modelos duas e quatro portas. Os Mégane substituem a família 19, grande sucesso na Europa -e também no Brasil, quando a comparação do número de vendas exclui VW, Ford, Chevrolet e Fiat. Volvo A principal é seu desenho, que rompe de vez com as linhas retas -mesmo assim agradáveis- que predominam nos carros da marca há pelo menos 20 anos. Ford Tentativa menos feliz de romper com as linhas retas foi a da norte-americana Ford, que mostrou o novo Fiesta -carro que será fabricado no Brasil no ano que vem. Além do gosto duvidoso da nova grade, a frente não combina com a lateral nem com a traseira. É mais ou menos o mesmo que acontece no Brasil com os modelos Santana e Monza. Peugeot Felicidade no desenho define o 406, novo carro médio da francesa Peugeot. É o concorrente direto de modelos como Citro‰n Xantia, Opel Vectra e Renault Laguna (leia a avaliação à pág. 16). BMW Mais caro, potente e veloz, o novo BMW série 5 também ajuda a demonstrar que capricho no design não faz mal a ninguém. Mais parecido com a série 3, o novo série 5 se beneficia com um programa de "musculação" nos motores. O 325, por exemplo, agora é 328. A diferença nos números significa um motor 300 cm3 maior, o que se traduz em mais potência e dirigibilidade. O jornalista GRACILIANO TONI, editor de Veículos, viajou a convite da BMW e Peugeot. Próximo Texto: Supercarros são atração à parte Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |