São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995 |
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Supercarros são atração à parte
GRACILIANO TONI
Dá para ficar dias passeando pelo salão. Além dos carros que virão para o Brasil -todos os citados no texto acima e ainda muitos que tiveram apenas pequenas modificações na linha 96-, há centenas de estandes com acessórios. Além de mostrar as novidades brasileiras e mundiais -poucas este ano-, o Salão de Frankfurt serve para manter acesa a paixão dos aficionados por supercarros. Ao lado da Ferrari F-50 (não tem rival no mundo em excelência mecânica e de design) e dos Porsche Biturbo, Frankfurt teve a exposição de carros conceituais, como o Audi TT, nova maravilha de alumínio da marca alemã. Nesse campo, os japoneses capricharam mais uma vez. É o caso da Mitsubishi, que levou para o salão um protótipo capaz de superar a maioria dos esportivos no asfalto e, de quebra, humilhar muito jipe na terra. A VW levou sua van (modelo de grande porte, tipo furgão) futurista Hiob, para altas velocidades com o máximo conforto. Brasileiros interessados em carros têm no salão ainda a oportunidade de sentir o abismo entre a indústria do país e a dos europeus. Exemplo disso é o Omega alemão, muito mais bonito e eficiente que o nosso. Outro caso típico é do Bravo e da Brava, sensivelmente superiores ao Tempra e ao Tipo, também da Fiat. A versão mais luxuosa do Vectra tem motor de seis cilindros em V -vibra menos que o de quatro cilindros em linha, usado no Brasil- de 2.500 centímetros cúbicos (cc) e 170 cavalos-vapor (cv). O motor de 2.000 cc do Vectra CD brasileiro tem 120 cv, com desempenho inferior. O CD germânico custa o equivalente a R$ 35 mil, quase empatando com o preço do nosso carro. Prova da superioridade numérica dos europeus é o tamanho do salão. São 190 mil m2, cinco vezes mais que a área ocupada pelo Salão do Automóvel de São Paulo, o maior brasileiro. Há também muito show em Frankfurt. Peugeot e Renault, por exemplo, têm como fundo musical em seus estandes o som de seus motores de F-1 acelerados ao máximo. (GT) Texto Anterior: Frankfurt antecipa novidades para o Brasil Próximo Texto: Preço de carro médio se mantém baixo Índice |
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