São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monitores entrelaçados ou não

Pergunta: "Qual é a diferença entre um monitor entrelaçado e um não-entrelaçado? Qual é o mais recomendado para comprar com um microcomputador PC com chip 486? Se usar o não-entrelaçado, a vista fica muito cansada depois de trabalhar algumas horas por dia?"
(Cláudio Shiogeo Watanabe, Sorocaba, SP)

Resposta: A tela do microcomputador, assim como a do televisor, é formada por pontos alinhados em linhas e colunas, que são projetadas na tela por um canhão de elétrons.
Esse canhão fica dentro do tubo de imagem, também chamado de cinescópio.
Os raios são desviados pela bobina defletora, que faz o feixe percorrer as colunas e linhas.
Daí vem a expressão, por exemplo, resolução de 640 por 480 pixels.
Isso significa que o monitor faz uma projeção de 640 pontos por 480 pontos. Pixel é a menor unidade visual da tela.
O monitor entrelaçado projeta a metade do número de linhas de cada vez, cobrindo toda a tela, escrevendo uma linha e pulando outra.
O monitor não-entrelaçado escreve todas as linhas em cada varrida. O entrelaçado é mais barato por não precisar de um circuito tão rápido.
Mas o não-entrelaçado gera menos flicker, termo em inglês para designar efeito que dá a impressão de que a tela está piscando e que cansa mais a vista.
Na hora de escolher o monitor, dê preferência para um não-entrelaçado. É um pouco mais caro, mas o investimento compensa, uma vez que a vista vai ficar menos cansada.

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP, ou pelo fax (011) 223-1644.
Cartas também podem ser enviadas para o endereço eletrônico da Folha: inffolha@sol.uniemp.br.

Texto Anterior: Para imprimir mais rápido
Próximo Texto: <UN->Usuário prefere controle próprio<UN>
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.