São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB recebe hoje adesão de mais três congressistas

AUGUSTO GAZIR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA<UN>

O PSDB, partido do presidente Fernando Henrique Cardoso, recebe hoje a adesão de mais três deputados federais. A bancada do partido na Câmara passa agora a contar com 79 deputados, ficando atrás apenas do bloco PFL/PTB (124) e do PMDB (102).
Os três parlamentares que se filiam ao PSDB são do Estado do Tocantins: Dolores Nunes (ex-PP), Paulo Mourão (ex-PPR) e Osvaldo Reis (ex-PP). Na semana passada, PP e PPR se fundiram para formar o PPB (Partido Progressista Brasileiro).
Na semana que vem, o partido espera filiar os deputados federais Marconi Perilo (PP-GO) e Fátima Pelaes (PFL-AP).
“Temos potencial para chegar ao fim do ano com 95 deputados na bancada”, afirmou o deputado Arthur Virgílio (AM), vice-líder do PSDB na Câmara.
Governo
Para ele, com o crescimento da bancada do PSDB, o governo terá mais "liberdade" para se articular na Câmara, considerando que os quatro principais partidos que o apóiam (PSDB, PMDB, PFL e PPB) ficarão todos com o mesmo tamanho.
"O quadro fica confortável para o presidente, que trabalhará com partidos relevantes, mas não determinantes", disse Virgílio - em uma alusão indireta ao PFL.
O maior número de deputados também aumenta as chances do PSDB nas eleições municipais de 1996. Pela lei eleitoral aprovada, quanto mais deputados o partido tiver, maior será o tempo no horário eleitoral no rádio e na televisão. Também será maior o número de candidatos a vereadores que ele poderá registrar.
Segundo Virgílio, serão poucas as capitais em que o PSDB se coligará com o PFL em 96. "As eleições serão um teste para aliança. Os assuntos municipais não podem interferir no quadro nacional", declarou.

Texto Anterior: Lei partidária opõe Maciel a Luís Eduardo
Próximo Texto: Evangélicos criticam Universal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.