São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juíza de Brasil e Argentina é tema de anúncio do "Clarín"

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

Uma juíza de um clássico entre as seleções argentina e brasileira é o ponto central de uma propaganda de TV do jornal argentino "Clarín".
O filme faz parte de uma série de propagandas -de TV e mídia impressa- criada pela agência de publicidade Casarres Grey e Associados, de Buenos Aires, em comemoração aos 50 anos do jornal.
A mensagem da campanha diz sobre a missão do jornal em antecipar fatos, dar notícias em primeira mão -como a da mulher apitando um jogo.
A escolha das seleções, segundo a agência, não foi casual."Trata-se de um clássico apaixonante do futebol", afirma Jorge Carbonell, 34, executivo da Casarres Grey.
Outro detalhe na propaganda parece menos casual. A juíza aparece justamente no momento de punir uma falta grave -um chute maldoso na canela do adversário-, cometida por um jogador vestido com as cores do Brasil.
Segundo o resultado do último jogo entre as duas equipes, na Copa América, em julho, o filme sugere que, no futuro, o Brasil será mais agressivo que o adversário.
Naquela partida, o time brasileiro sofreu 23 faltas -contra 22 do adversário- e o jogador argentino Astrada acabou expulso.
A publicidade impressa no jornal mostra dois árbitros apresentando o cartão vermelho. O juiz Javier Castrilli, considerado severo, corresponderia ao árbitro de hoje. A moça surge, não menos rigorosa, como o juiz de amanhã.
"Queremos mostrar que, no futuro, uma mulher será justa e severa, independente dos times que joguem", disse Lubomiro Chomyszin, sub-gerente de serviços corporativos do "Clarín".
As mulheres argentinas se aproximam cada vez mais do futebol. Seis times disputaram o Campeonato Oficial de Futebol Feminino, encerrado em agosto com vitória do River Plate.
Mas ainda não conseguiram o posto de árbitro. O Brasil se adiantou e abriu caminho para a juíza Maria Edilene de Siqueira.

Texto Anterior: Inter empata e reduz chance de classificação
Próximo Texto: Supercopa passa a ser prioridade do Santos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.