São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Sangue' nega certeza moral

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

'Sangue' nega certeza moral
"Sangue de Pistoleiro", exibido hoje pela Record (às 13h45), faz parte de uma série de filmes que levaram o diretor Phil Karlson a ser reconhecido como um "príncipe dos filmes B", em referência a sua capacidade em conciliar grandes soluções e recursos parcos.
"Sangue" mostra a história, explicitamente bíblica, de dois irmãos que tomam caminhos contrários na vida: um segue o caminho do bem, enquanto o outro se torna um pistoleiro.
Exemplo do chamado "western" psicológico, o filme usa o que há de mais violento no gênero (tiros e mortes) como uma metáfora da tensão emocional que rege todas as relações familiares criadas ao longo da história.
Assim, o que resiste em "Sangue de Pistoleiro" é a sua capacidade em lidar com arquétipos tão simples, como o vício se opondo à virtude e a violência se rendendo à razão, que criam, como resultado, um universo sempre em xeque.
Se existe uma idéia de obra no trabalho do diretor Karlson, seu tema seria, certamente, o de tentar descobrir o quanto existe de impreciso nas noções, tão concretas, do certo e do errado.

Texto Anterior: 'Programa Silvio Santos' põe circo no ar
Próximo Texto: Ray Charles viaja com banda pelo Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.