São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autora pesquisou 300 filmes

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

"O Primeiro Cinema" é a versão em livro da tese de mestrado defendida por Flávia Cesarino Costa, 32, em novembro do ano passado na PUC de São Paulo.
Formada em Ciências Sociais, Flávia Costa tomou contato com os "primeiros filmes" pela primeira vez quando assistia a uma aula de pós-graduação em cinema do professor Arlindo Machado, na PUC. Ficou fascinada por eles e resolveu estudá-los.
Sob a orientação do próprio Machado, pesquisou o assunto durante cinco anos (de 89 a 94). No Brasil e nos Estados Unidos, leu uma vasta bibliografia e viu mais de 300 filmes antigos.
Uma das descobertas mais interessantes de Flávia Costa em seu trabalho foi a proximidade entre os primeiros filmes e uma série de experiências de vanguarda tanto no cinema como no vídeo e em outras formas de expressão audiovisual.
"Se você prestar atenção, vai ver que é o cinema clássico que é diferente de todo o resto, dessa imensa variedade de formas de interação da imagem com outras formas de expressão e com o público", diz a pesquisadora.
Flávia quer agora estudar justamente o inter-relacionamento do "primeiro cinema" com outras mídias.
(JGC)

Texto Anterior: Livro usa filmes antigos para rever história do cinema
Próximo Texto: Lançamento terá exibição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.