São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lançamento terá exibição

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O lançamento do livro "O Primeiro Cinema", no anexo do Espaço Banco Nacional de Cinema, no próximo dia 3 de outubro, terá uma atração extra: a exibição em vídeo de quase 50 filmes curtíssimos realizados entre 1895 e 1905.
A seleção dá uma idéia da diversidade de temas e estilos que marcavam o "primeiro cinema".
Os destaques obrigatórios são muitos. Um deles é a deliciosa comédia "Smashing a Jersey Mosquito", realizada por Edwin S. Porter para a companhia de Thomas Edison em 1902.
Em pouco mais de um minuto, um casal destrói um apartamento inteiro ao tentar matar um mosquito gigante (um boneco que pende por um fio).
Outra comédia literalmente demolidora é "That Fatal Sneeze", dirigida em 1905 na Inglaterra por Lewis Fitzhammon. Depois de cheirar algo que parece rapé, um homem sai espirrando pela rua, fazendo os chapéus voarem e as paredes caírem.
Mas nem tudo é comédia nesses filminhos. Há, entre outras coisas, o impressionante sacrifício de um elefante em "Eletrocuting an Elephante", captado por Porter em 1903, e a beleza inefável da "Serpentine Dance" (Edison, 1896).
O mago francês Georges Méliès comparece com o famoso "Les Cartes Vivants" (1905) e com o divertidíssimo "Sorcellerie Culinaire" (1904), em que uma legião de diabinhos invade uma cozinha.
(JGC)

Texto Anterior: Autora pesquisou 300 filmes
Próximo Texto: Evento aborda religião no fim do milênio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.