São Paulo, sábado, 23 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boxe danifica cérebro, afirmam pesquisadores

DA REDAÇÃO

O boxe pode danificar o cérebro dos que o praticam por muito tempo, diz um estudo lançado na última edição na revista britânica "Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry".
Cientistas britânicos encontraram evidências de danos cerebrais em membros do Exército e da Marinha britânicos que eram boxeadores e foram comparados com militares que praticavam outros esportes como amadores.
Os pesquisadores do Hospital naval Real e do Instituto de Medicina Naval fizeram dois testes com militares entre 18 e 30 anos que tomavam parte nas lutas de boxe amador das Forças Armadas.
Mapeamentos cerebrais de 34 boxeadores e 34 não-boxeadores encontraram anormalidades de fluxo sanguíneo entre os boxeadores.
Em testes com 41 boxeadores e 27 não-boxeadores, os primeiros tiveram pior desempenho em tarefas envolvendo tempo de reação, raciocínio, percepção e memória imediata.
Os boxeadores que mais lutavam tiveram os piores resultados nesses testes, segundo o estudo.

Texto Anterior: Operação pode reduzir dor de cardíaco
Próximo Texto: Aspirina reduz morte de fetos, diz cientista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.