São Paulo, sábado, 23 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurantes não vão pagar multa por fumo

ROGER MODKOVSKI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os restaurantes não vão pagar as multas que eventualmente receberem por descumprir o decreto antifumo, cujas multas começam a ser aplicadas na segunda-feira.
A informação foi dada ontem pelo advogado da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, Roberto Armelin.
"Estamos decidindo se o dono do restaurante vai simplesmente segurar a multa ou se vai depositá-la em juízo", diz Armelin.
Depositar em juízo é deixar o valor equivalente à multa em uma conta do Judiciário, até que o órgão tome uma decisão definitiva sobre a validade do decreto.
O decreto nº 34.836, publicado pelo prefeito Paulo Maluf em 31 de janeiro, ainda precisa ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal.
Uma sentença de primeira instância o derrubou em maio, por considerar que ele contrariava uma lei municipal de 90, que obrigava os restaurantes a manter 50% de sua área para fumantes.
Na semana passada, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Weiss de Andrade, suspendeu essa sentença, a pedido da prefeitura.
"Os donos de restaurantes têm certeza de que o decreto será recusado pelo Supremo", disse.
A multa é de 10 UFMs (Unidade Fiscal do Município), para o fumante e para o restaurante. Em setembro, vale R$ 373,70. Na reincidência, ela dobra.
Serão atingidos todos os estabelecimentos cuja atividade principal seja servir comida.
A fiscalização será preventiva. Os clientes serão convidados a apagar o cigarro pelos fiscais e só serão multados se insistirem.
A Souza Cruz, fabricante de cigarros, discorda do decreto. Segundo a assessoria de imprensa, a liberdade das pessoas deve ser defendida.

Texto Anterior: Auditoria em secretaria de SP apura possível desvio de verba
Próximo Texto: Rede pública de saúde de SP vai fazer cirurgias de esterilização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.