São Paulo, sábado, 23 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PONTO DE VISTA

"O homem é um animal doente e desadaptado quando comparado a outras espécies, por isso ele precisa construir idéias e teorias a fim de criar apoios para sobreviver. O demônio é uma personificação perfeita do mal, da desordem, da doença, do desequilíbrio."
(Luís Cláudio Figueiredo, psicólogo e professor da USP)

"O exorcismo não é um comércio, uma ação que deve ser ressarcida com o dízimo. Age mal o exorcista que faz de sua atividade um teatro, pois cria uma dependência que nenhum pastor pode ter com sua comunidade."
(Fernando Altemeyer Jr., vigário de Comunicação da Arquidiocese de SP)

"Creio no dualismo em relação ao mundo, a divisão entre o bem e o mal está retratada na Bíblia. Se pregar a palavra de Deus incomoda outras igrejas, nós vamos continuar incomodando."
(Ronaldo Didini, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus)

"Não dá para contestar uma fé em nome da outra, mas dá para pensar que a humanidade tem fés diferentes, dentro de sistemas culturais e religiosos diferentes. A única coisa que me preocupa é a intolerância religiosa."
(Maria Lúcia Pontes, antropóloga e professora da USP)

Texto Anterior: Intolerância religiosa preocupa antropóloga
Próximo Texto: Curso da USP sobre racismo vai até dia 29
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.