São Paulo, sábado, 23 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time Warner compra TBS por US$ 7,5 bi

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Time Warner anunciou ontem a compra do Turner Broadcasting System (TBS) por US$ 7,5 bilhões, o que a recoloca no topo da lista das maiores empresas de comunicação do mundo.
Durante sete semanas, a liderança do setor coube à Walt Disney, que em agosto havia anunciado a compra da Capital-ABC.
Mas a fusão da Time com a TBS já enfrenta obstáculos. A companhia telefônica US West, dona de 25,5% das ações das três maiores unidades do grupo Time, entrou com ação na Justiça para impedir o negócio.
A US West diz que sem sua aprovação a Time não pode se fundir com outra empresa. Para concedê-la, a US West quer obter o controle acionário da unidade de TV por cabo da Time, a segunda maior dos EUA.
Um grupo de defesa dos direitos do consumidor também está tentando obstruir o negócio, sob o argumento de que ele vai resultar em aumento de preços dos serviços de TV por cabo no país.
O novo conglomerado, do qual fazem parte três dos maiores operadores e produtores de TV por cabo do país (Time, TBS e TCI, dona de 21% das ações da TBS), vai ser a grande força desse setor da comunicação nos EUA.
O presidente da Time Warner, Gerald Levin, fez muitos elogios a Ted Turner, o presidente da TBS e agora principal acionista da Time, durante a entrevista coletiva em que a fusão foi anunciada. Analistas prevêem dificuldades no relacionamento dos dois empresários.

Texto Anterior: Banco Central mantém juros até terça-feira
Próximo Texto: Dólar mantém queda no mercado mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.