São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renda fixa perde com a mudança

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os bancos tiveram de rediscutir às pressas os critérios de conversão dos fundos de renda fixa. A maioria optou por não transformá-los ou incorporá-los aos novos fundos de 60 dias.
Algumas instituições pretendem transformá-los em fundos de commodities.
É que, ao contrário dos demais fundos (commodities, curto prazo e fundões), a incorporação poderia provocar perdas aos investidores.
Na última segunda-feira, o BC (Banco Central) mudou as regras. Os recursos aplicados nos fundos de renda fixa teriam, agora, assegurado somente o primeiro "aniversário" no 28º dia -como é hoje. A partir daí, o saque passaria a obedecer as regras do novo fundo.
Logo, se fossem incorporados aos fundos de 60 dias, o investidor perderia 30 dias de liquidez.
O BC mudou as regras para resolver outro problema -também criado por ele.
O BC estabeleceu que, no caso de fundos montados com recursos novos e velhos (aplicados antes do dia 29 de setembro), primeiro serão sacados os recursos antigos e, só depois, os novos.
Ocorre que os fundos de renda fixa não têm liquidez diária -como os de commodities, que ganhavam liquidez diária após 30 dias- mas a cada 28 dias.
Assim, dependendo da data do saque, o dinheiro velho seria sacado fora do seu "aniversário" e o investidor perderia o rendimento.
Tanto o Itaú como o Bradesco, os dois principais bancos privados do país, orientaram seus clientes para que sacassem os recursos do fundo de renda fixa.
O detalhe é que, por um problema de regra, o BC acabou punindo na transição para uma estrutura que visa alongar os prazos das aplicações justamente o investidor que já tinha aberto mão da liquidez diária.
(JCO)

Texto Anterior: Investidores buscam adaptação
Próximo Texto: BC vai permitir investimento em ações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.