São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995 |
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Sunab abre campanha na quinta-feira
FRANCISCO SANTOS
Os números do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) mostram que a medida chega no momento em que os preços dos serviços já começam a dar sinais de que cansaram de subir. No período que foi de 16 de agosto a 15 de setembro, de uma amostra de dez tipos de serviços, apenas quatro subiram mais que os 0,70% da inflação geral. O coordenado do IPC, Heron do Carmo, disse que desde julho os preços dos serviços vêm reduzindo o ritmo com que subiram desde o início do Plano Real. Ele considera "inócua" a intervenção do governo no mercado. Os serviços domésticos, que haviam subido 10,77% em junho, contra uma inflação de 2,66%, subiram 4,28% em julho, 3,02% em agosto e 2,45% entre 16/8 e 15/9. No conjunto da amostra de dez serviços feita pela Fipe, foram os domésticos, como empregada, bombeiro hidráulico e outros que mais aumentaram de janeiro a agosto deste ano, com 62,65%, contra 17,65% da inflação no período. Todos os itens subiram mais que a inflação, sendo a menor alta a da alimentação fora de casa, que variou 20,77%. As consultas médicas aumentaram 48,81%, o dentista, 47,89% e o oculista, 43,62%. A pesquisa de preços da Fipe é feita apenas no município de São Paulo. "Não há em nenhum momento intenção por parte do governo de intervir no mercado. O objetivo é disponibilizar para o consumidor uma informação que ele não tem condições de sair pesquisando", afirma o superintendente da Sunab, Evandro Ferreira Vasconcellos. Ele disse que, por enquanto, a Sunab dispõe de pesquisas regulares de preços apenas de serviços de lavanderia; restaurantes; bares e lanchonetes; e cabeleireiros. A pesquisa é feita em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. Até a metade de outubro, segundo Vasconcellos, serão também pesquisados nas mesmas cidades os preços de cinemas, hotéis, escolas, serviços médicos, serviços odontológicos, laboratórios de análises clínicas, oficinas mecânicas, bombeiros hidráulicos e eletricistas. A intenção da Sunab é estender a pesquisa a todas as capitais do país até meados de dezembro. A divulgação será feita na forma de matérias jornalísticas. Há também a intenção de divulgar os preços por terminais de computador instalados em pontos das cidades e até por videotextos, a partir de convênios com as telefônicas regionais. O item restaurantes terá em São Paulo uma amostra de 35 estabelecimentos, de padrões A, B e C, com 48 tipos de pratos. Vasconcellos disse estar ciente de que o preço em serviços é só um dado para a decisão do consumidor. "O peso desse dado, cada um é que dá", afirmou. Texto Anterior: Alta no ano é de 20,7% Próximo Texto: Preço de serviço desafia Procon Índice |
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