São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
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Sunab abre campanha na quinta-feira

FRANCISCO SANTOS
EM SÃO PAULO

A Sunab (Superintendência Nacional de Abastecimento) lança na próxima quinta-feira, em Belo Horizonte, a campanha do governo para conter a alta dos preços dos serviços. Ela fará a divulgação periódica de tabelas com amostras de preços de 13 tipos de serviços.
Os números do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) mostram que a medida chega no momento em que os preços dos serviços já começam a dar sinais de que cansaram de subir.
No período que foi de 16 de agosto a 15 de setembro, de uma amostra de dez tipos de serviços, apenas quatro subiram mais que os 0,70% da inflação geral.
O coordenado do IPC, Heron do Carmo, disse que desde julho os preços dos serviços vêm reduzindo o ritmo com que subiram desde o início do Plano Real. Ele considera "inócua" a intervenção do governo no mercado.
Os serviços domésticos, que haviam subido 10,77% em junho, contra uma inflação de 2,66%, subiram 4,28% em julho, 3,02% em agosto e 2,45% entre 16/8 e 15/9.
No conjunto da amostra de dez serviços feita pela Fipe, foram os domésticos, como empregada, bombeiro hidráulico e outros que mais aumentaram de janeiro a agosto deste ano, com 62,65%, contra 17,65% da inflação no período.
Todos os itens subiram mais que a inflação, sendo a menor alta a da alimentação fora de casa, que variou 20,77%. As consultas médicas aumentaram 48,81%, o dentista, 47,89% e o oculista, 43,62%. A pesquisa de preços da Fipe é feita apenas no município de São Paulo.
"Não há em nenhum momento intenção por parte do governo de intervir no mercado. O objetivo é disponibilizar para o consumidor uma informação que ele não tem condições de sair pesquisando", afirma o superintendente da Sunab, Evandro Ferreira Vasconcellos.
Ele disse que, por enquanto, a Sunab dispõe de pesquisas regulares de preços apenas de serviços de lavanderia; restaurantes; bares e lanchonetes; e cabeleireiros.
A pesquisa é feita em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.
Até a metade de outubro, segundo Vasconcellos, serão também pesquisados nas mesmas cidades os preços de cinemas, hotéis, escolas, serviços médicos, serviços odontológicos, laboratórios de análises clínicas, oficinas mecânicas, bombeiros hidráulicos e eletricistas.
A intenção da Sunab é estender a pesquisa a todas as capitais do país até meados de dezembro. A divulgação será feita na forma de matérias jornalísticas.
Há também a intenção de divulgar os preços por terminais de computador instalados em pontos das cidades e até por videotextos, a partir de convênios com as telefônicas regionais.
O item restaurantes terá em São Paulo uma amostra de 35 estabelecimentos, de padrões A, B e C, com 48 tipos de pratos.
Vasconcellos disse estar ciente de que o preço em serviços é só um dado para a decisão do consumidor. "O peso desse dado, cada um é que dá", afirmou.

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