São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado exige formação mais sofisticada

CARLA ARANHA SCHTRUK; LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL E DA REDAÇÃO

Erramos: 24/09/95
Um dos endereços para envio de currículo (quadro "Veja Onde Há Vagas", pág. 6-2) para a Secretary Search Consultants, empresa que recruta secretárias, saiu incompleto no caderno Empregos de hoje. Onde está escrito "rua São Vicente, 705, cj. 112, São Paulo, SP, CEP 01229-010, a/c sr. Leon", leia-se "rua São Vicente de Paula". os outros dados estão corretos.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação à formação das secretárias.
Junko Motomura, 37, por exemplo, é secretária da empresária Chieko Aoki, 46, presidente da cadeia de hotéis Caesar Park, em parte graças à sua formação.
Ela fala inglês e japonês fluentemente -passou por um curso de aperfeiçoamento do idioma no Japão. Também tem curso superior de relações públicas.
"Como assistente de empresária, aplico todos os meus conhecimentos no dia-a-dia. Resolvo problemas, assessoro eventos e participo de reuniões. Volto para casa só depois das 22h."
Mas há um outro fator que também costuma contar pontos na seleção de secretárias: empatia entre candidata e selecionador.
"Como vão desenvolver um relacionamento estreito de trabalho, chefe e secretária precisam se entender bem desde o início", analisa Elisabeth Martins Santos, da Benatti & Associados.
A beleza é importante, mas deixou de ser fundamental. Empresas que buscam qualidade de atendimento fazem seleções rigorosas.
"O tabu de ser 'gostosona' caiu", diz Tânia Aparecida dos Santos, 31, consultora de recursos humanos da Mac'Len (consultoria de treinamento). Para ela, uma contratação malfeita -ou baseada na beleza física- pode trazer prejuízos à empresa. (CAS e LPz)

Texto Anterior: FIQUE POR DENTRO DA PROFISSÃO
Próximo Texto: Peça mostra 'tipos' diferentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.