São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolher melhor opção requer paciência

DA REPORTAGEM LOCAL

Bancos podem oferecer condições próprias para poupança vinculada; consumidor deve ficar atento a garantias
Os interessados em "comprar" um financiamento de imóvel pela caderneta de poupança vinculada devem ter muita paciência.
Até agora, apenas dois bancos -Bamerindus e CEF (Caixa Econômica Federal)- estão oferecendo o serviço. Mas outros, devem lançar suas próprias poupanças vinculadas -e as condições podem variar.
A CEF financia entre 40% e 60% do valor de imóveis residenciais e 50% de comerciais. O tempo de depósito vai de três a dez anos. O prazo de quitação do empréstimo varia entre 108 e 180 meses para os residenciais e entre 72 e 108 para os comerciais.
A poupança do Bamerindus financia 50% do valor do imóvel e dura entre três e seis anos. A quitação é feita em nove anos.
Nos dois casos, o poupador não poderá movimentar o dinheiro no período de depósito. Caso o faça, perde o direito à carta de crédito.
Também é preciso ter em mente que outras aplicações financeiras podem ter rendimento superior ao da caderneta de poupança.
Em agosto, o CDB, por exemplo, chegou a render 3,46%, contra 3,1175% da poupança.
A diferença parece pequena, mas, em prazos longos, pode se tornar representativa.
O poupador deve prestar atenção nas garantias oferecidas pelo banco. A legislação do BC (Banco Central) prevê que, se o banco não conceder o financiamento no prazo estipulado, é obrigado a pagar uma multa ao próprio BC.
Nesse caso, o poupador não perderia seu dinheiro, mas ficaria sem o financiamento.
"Se as regras não forem bem claras, a aplicação pode virar uma forma de os bancos buscarem dinheiro barato no mercado", critica o economista Heron do Carmo, coordenador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP.
O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Roberto Capuano, , lembra que a poupança vinculada é a melhor maneira de programar a quitação dos financiamentos.

Texto Anterior: Ajuste anual de valores
Próximo Texto: Pró-Cred deve atender no máximo 90 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.