São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Black & white; Vazio interior; Pavão misterioso; Língua correta

BARBARA GANCIA

BLACK & WHITE
"Por que pessoas de cor negra, sejam homens ou mulheres, quando alcançam certa notoriedade, quase sempre namoram ou casam com pessoas brancas? "Machiavellus, Santos, SP.
Ma-ca-quiavellus,
Sei que você deve achar sua cartinha muito da "ishpérta, mas, se você soubesse como gosto de espinafrar leitores incapazes de administrar seus preconceitos, teria ido lavar a boca com sabão em vez de me escrever. Quem foi que disse que, na maioria das vezes, negros bem-sucedidos casam com brancos? Êta colocaçãozinha safada! Nunca contaram a você que gente bem-sucedida costuma casar com gente bem-sucedida? Não será por aí? Quantos negros têm a oportunidade de ascender financeira e socialmente neste país? E, quando, por milagre, algum negro consegue se dar bem, ainda é crucificado se resolve casar com branco? Vá ser preconceituoso assim na Carolina do Sul! Olha, cuidado que eu chamo a Marilene Felinto para conversar com você sobre o assunto e aí sim você vai ver o que é bom para a tosse!

VAZIO INTERIOR
"Há cerca de duas semanas, li na Folha uma reportagem sobre a média do pênis brasileiro, que é de 14 cm. A reportagem mencionava um policial, dizendo que na família dele todos medem 22 cm. Será que você poderia me dar o endereço dessa brava gente? "N.L.V, Porto Alegre, RS.
B dona N,
A senhora está pensando o quê? Que esta coluna é a festa da uva? Que eu levo jeito para cupido? Trate de preencher seu vazio interior com seus próprios meios, ou então, faça justiça com as próprias mãos.

PAVÃO MISTERIOSO
"Sou argentino e acabo de me mudar para São Paulo. Em todo lugar que vou, ouço falar de um sujeito, mas não sei de quem se trata. Afinal, quem é Gerald Thomas?
Ariel Cepeda, SP.
Mi chanchito hermoso, Gerald Thomas és el marido de la grande actriz Fernanda Torres.

LINGUA CORRETA
"Tenho enfrentado um terrível problema. Quando tento usar o português correto em uma conversa informal, as pessoas me olham de jeito estranho. O que fazer para não quebrar a informalidade e continuar a usar corretamente a língua?"
"Vestibulanda Aflita, SP.
Rouxinolzinho da Barbarica, Há milhões de maneiras de se usar corretamente a língua, na maior informalidade do mundo. Mas não sou eu a pessoa indicada para lhe dizer como fazê-lo. Te vira, minha santa.

Texto Anterior: Globo repórter; Porta da esperança; Josué Machado; Tullii e Montgomery; Bill Gates; Eneida Matarazzo; Sidney Campos; Janis Joplin; Amir Klink; Juninho
Próximo Texto: Assobio para chamar vento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.