São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como evitar o tártaro

CRISTINA ZAHAR

Se o seu bichinho de estimação está com aquele bafo de onça, não se desespere. Ele está apenas com uma periodontite (acúmulo de tártaro nos dentes). Uma boa limpeza resolve o problema, mas a escovação diária como forma de prevenção é fundamental.
Pollyanna Tong, do laboratório Provet, diz que o dono deve condicionar o animal a partir dos dois meses. "Massageie as gengivas e os dentes dele, recompensando-o a cada vez. Depois, inicie a escovação uma vez por dia". Na limpeza, a anestesia é necessária para evitar que o bicho sinta dor.
Existem escovas e pastas de dente específicas para animais. As pastas para seres humanos contêm flúor e detergente, o que pode causar gastrite no bichinho.
Outro problema que pode ser evitado com acompanhamento constante é o acúmulo de dentes de leite e permanentes, diz Herbert Correa, sócio da Odontovet.
C.Z.

Odontovet. R. Hungria, 356, Jardim Paulistano, zona sul. Tel. 813-6667. Preços: de R$ 100 a 160 (só limpeza, anestesia à parte). Provet. Av. Aratãs, 1.009, Moema, zona sul. Tels. 530-7194 e 241-2463. Preço: R$ 130 (cão pequeno ou gato, anestesia à parte)

Texto Anterior: 80 gordinhas em exposição
Próximo Texto: Sai caixa do gênio do soul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.