São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

O ataque dos sonhos da vovó

CIRO PESSOA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A TV matinal ainda é mais mágica e divertida que a vespertina e a noturna. Este é o horário dos maravilhosos personagens dos desenhos animados. O que há por trás de receita tão antiga?
Primeiro, o horário. Durante essa parte do dia, há legiões de seres em estado de parcial ou completa sonolência.
Segundo -aí entra "Sessão de Desenhos" com Vovó, exibido de segunda a sábado pelo SBT, às 7h-, a qualidade dos desenhos. Nesse quesito, Vovó Mafalda é imbatível.
Escalou o ataque dos sonhos de qualquer maníaco por cartum que se preze. Jogando pela direita, louco e malandro como um Garrincha, está Pernalonga, o Coelho Sacana.
Em uma de suas recentes jogadas, convenceu, com astúcia e persuasão, um personagem inspirado em Napoleão a mudar suas peças de artilharia dispostas sobre um mapa-múndi. Tudo porque queria flertar com sua filha.
Jogando pelo meio, Vovó escalou o hipercarismático marinheiro Popeye. Os seus episódios mais instigantes são aqueles que não passam pela abertura da lata de espinafre.
Por fim, um ponta-esquerda moderno e veloz: Pica-Pau. O pássaro amarelo e vermelho vai da mais terrível má-fé à candura característica de qualquer personagem catártico de desenhos animados.
Em recente performance, Pica-Pau fez, sem nenhuma cerimônia, o papel de Lobo Mau, o eterno arquivilão das historinhas infantis.
Era seu plano para capturar panquecas que certa netinha levava para certa vovozinha enferma. Ele consegue, mesmo que por outros caminhos. Pica-Pau é seu próprio duplo. Um ponta-esquerda ousado.
Por fim, está o programa em si. É nesse ponto que "Sessão de Desenhos" tem mais erros que acertos. Sentada numa cadeira de balanço, tendo atrás de si um cenário campestre, Vovó parece ignorar totalmente seus desenhos.

Texto Anterior: Olhando as estrelas com um pé atrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.