São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-ministro vai a julgamento

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

O primeiro ministro francês a ser acusado de corrupção na 5ª República Francesa (desde 1958) começou a ser julgado ontem. Alain Carignon, ministro das Comunicações até julho de 1994, pode ser condenado a dez anos de prisão.
Carignon é acusado de receber "presentes" no valor de R$ 4 milhões para favorecer a empresa Lyonnaise des Eaux na concorrência de privatização do serviço de água de Grenoble, em 1989.
Carignon era prefeito da cidade, cargo que acumulava com o de ministro das Comunicações até a renúncia, no ano passado. Pertence à RPR (Reunião pela República), mesmo partido do presidente Jacques Chirac e do então premiê, Edouard Balladur.
O filósofo Bernard-Henry Lévy e o ator Gérard Dépardieu, entre outros, assinaram um manifesto no qual dizem que Carignon é apenas um "bode expiatório" do "sistema francês", que esconderia muitos outros casos de corrupção.
O ex-ministro é acusado de utilizar um apartamento de 200 m2 em um dos melhores bairros de Paris, de viajar em jatinhos privados e de ganhar cruzeiros pelo Mediterrâneo e Oceania. Tudo teria sido oferecido pela Lyonnaise.
Os advogados de Carignon dizem que, se o ex-ministro recebeu os presentes, isso jamais influenciou a vitória da Lyonnaise na disputa pelo contrato de privatização.
Seu julgamento, em Lyon, foi interrompido ontem por causa de uma ameaça de bomba. O julgamento deve durar dez dias.
(VTF)

Texto Anterior: CONHEÇA OS BENEFICIADOS
Próximo Texto: Vítimas de adolescente francês já chegam a 15
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.