São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadoras não recomendam a instalação

DA REPORTAGEM LOCAL

As montadoras não recomendam a instalação de teto solar em automóveis que não têm esse item instalado na fábrica.
O acessório faz parte de uma gama de equipamentos que o cliente pode optar na hora da compra de um carro novo, geralmente de luxo ou esportivo.
A Fiat informa que não é recomendável colocar teto solar por causa, principalmente, das condições em que é instalado nas lojas.
Segundo a montadora, é praticamente impossível fazer uma instalação com a mesma precisão que a da fábrica, que projeta toda a carroceria do veículo, adaptando-a a esse equipamento.
Na linha Fiat, apenas o Uno Turbo e o Tipo saem com o acessório de linha.
Roberto Toth, do departamento de Serviços Técnicos da Ford, é da mesma opinião.
"Em casos de má colocação, pode ocorrer o chamado ruído de vento, uma espécie de assobio que incomoda muito quando o carro está em alta velocidade", afirma.
Para ele, nem sempre as oficinas que instalam se preocupam em proteger a lataria contra corrosão ou procuram vedar adequadamente possíveis entradas de água.
Toth diz ainda que o teto solar, depois de instalado, não oferece perigo à segurança do veículo em caso de capotagem, por exemplo.
"Os automóveis têm estrutura de reforço no teto, que evitam maiores danos à carroceria."
A Ford oferece opção de teto solar apenas na compra do Versailles, da Royale e do Escort XR3.
Wagner Fonseca, representante de vendas da Karmann-Ghia, única fornecedora de teto solar no Brasil, tem outra argumentação para o assunto.
Segundo ele, no mundo inteiro são colocados tetos depois que o carro sai da linha de produção.
"Eu desconheço casos em que a instalação de teto solar causou problemas. Nós damos treinamentos e assistência técnica para os instaladores."

Texto Anterior: Teto solar dá novo visual ao carro
Próximo Texto: Carreta é opção para transporte de cargas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.