São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende 24 pessoas em fila de consulado

DA REPORTAGEM LOCAL

A polícia prendeu 24 pessoas ontem de madrugada, em frente ao Consulado Geral dos Estados Unidos, na rua Padre João Manoel, nos Jardins (região central de SP).
Todos foram detidos para averiguação e liberados. "A acusação é de perturbação da ordem e do sossego", disse o delegado titular do 78º DP, Ivanei Cayres.
Segundo ele, são "desocupados já bem conhecidos da polícia". Entre eles, havia alguns que vendiam lugar na fila a pessoas que vão ao consulado para tirar o visto de entrada nos EUA.
"Não há lei que proíba o sujeito de guardar lugar na fila, mas eu posso tirá-lo de lá se ele ameaçar a segurança das pessoas", afirmou o delegado. Cayres contou que muitos "se disfarçam de guardadores de lugar" para bater carteiras e furtar bolsas.
O delegado disse que recebe cerca de seis telefonemas diários de moradores da região reclamando do barulho. "Eles brigam entre si, arrumam a maior confusão. Por isso estamos lá 24 horas por dia."
Segundo ele, todas as madrugadas, 30 pessoas que ficam na frente do consulado são levadas à delegacia para averiguação.
"Da primeira vez liberamos. Da segunda, autuamos por vadiagem." A vadiagem é uma contravenção penal inafiançável e tem punição que varia entre 15 dias e três meses de prisão.
A pedido do consulado, a polícia está distribuindo senha às pessoas que chegam à noite à fila do consulado (leia texto abaixo).

Texto Anterior: Secretário confirma ter liberado verba para centro que já dirigiu
Próximo Texto: Movimento está acima do normal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.