São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Movimento está acima do normal

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora o governo norte-americano tenha ampliado a validade do visto para brasileiros em julho último, as grandes filas não diminuíram na porta do consulado.
O visto passou a valer por dez anos e não mais três meses. Na época da mudança, o vice-cônsul Grant Deyoe garantiu que as filas se reduziriam 10% a 15%.
Segundo a assessoria do consulado, elas estão até maiores que o esperado no período de baixa estação. A média de emissão em setembro está em 1.200 vistos diários. De acordo com a assessoria, entre agosto e dezembro esse número deveria ser 50% menor.
Na alta temporada (junho e julho), o consulado chegou a receber 1.500 passaportes por dia.
Uma das possibilidades de explicação para o grande movimento é a intenção de obter o visto válido por dez anos antes que o governo dos EUA mude de idéia e restrinja a duração.
As pessoas estariam, então, tirando visto sem estarem com viagem marcada.
A decisão de aumentar a validade do visto para dez anos foi tomada pelo governo norte-americano por tempo indeterminado.
Para coibir a ação dos vendedores de lugares na fila, desde segunda-feira o consulado distribui à polícia senhas que são entregues às pessoas que chegam na fila durante a madrugada.
Elas são aconselhadas a ir para casa e retornar na manhã seguinte.
O consulado dos Estados Unidos só atende -para conceder vistos- entre as 8h e as 10h.

Texto Anterior: Polícia prende 24 pessoas em fila de consulado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.