São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Esquentando; Endereço certo; Crescimento sustentado; Equilíbrio ecológico; Equilibrista; Prova de amor; Soro na veia; Julgando; Tempo perdido; Para onde vai; Funcionários per capita; Média regional; Por Estado; Regalos do passado; Perdendo mercado; Importando de 95; O especialista

Esquentando
A guerra interna na Procuradoria Geral da República vai esquentar após o fim do recesso do Judiciário. O STF julgará ação de Brindeiro, o procurador-geral, proibindo os procuradores de estarem filiados a partidos políticos.

Endereço certo
Se a ação de inconstitucionalidade do procurador-geral for acatada pelo STF, os procuradores filiados a partidos terão que rasgar a ficha -ou estariam sujeitos a processo administrativo. Há vários petistas na Procuradoria.

Crescimento sustentado
O PSDB começou o ano com 86 deputados. Os tucanos têm mais meia dúzia em vista que poderiam lhes render o 2º lugar no ranking da Câmara. Mas caçar no terreno de aliados pode render mais problemas do que soluções.

Equilíbrio ecológico
De Delfim Netto, defendendo uma maior participação do PPB no governo: "O PSDB pensa que é a última reserva da biodiversidade nacional, mas está como a taxa de câmbio: supervalorizado no governo". Pode perder ministérios.

Equilibrista
Do líder do PSDB na Câmara, José Aníbal, sobre o equilíbrio do governo na Câmara: "Nós queremos manter um bom relacionamento com PFL, PMDB e PPB. Se perder o apoio de um deles, o governo vai ficar na corda-bamba dos pequenos partidos".

Prova de amor
O tucano Artur Virgílio rebate a idéia de bloco com o PPB: "O governo tem que esperar para ver se esse apoio é duradouro. É preciso ver qual será o comportamento de Maluf quando descobrir que não terá reeleição para prefeito".

Soro na veia
Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, São Paulo fechou em 95 investimentos privados de US$ 7,5 bi. Precisa mesmo. De 89 a 94, a participação do Estado na arrecadação nacional de ICMS caiu de 43% para 37%.

Julgando
O Supremo Tribunal Federal julgou 33.820 processos em 95. Foi recorde. Dá uma média de 3.075 processos por ministro.

Tempo perdido
A votação de vetos presidenciais a projetos ocupou boa parte do tempo do Congresso em 95. Dos 5.883 apreciados, apenas um foi derrubado: aquele que tratava da cobrança de TR nos empréstimos agrícolas. Obra dos ruralistas.

Para onde vai
Este ano, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia deve avaliar a aplicação dos recursos estaduais nas três universidades públicas paulistas. Em 95, USP, Unicamp, Unesp -mais a Fapesp- receberam cerca de R$ 2 bi.

Funcionários per capita
Levantamento feito pela Folha sobre os funcionários públicos dos Estados mostra um dado inesperado. O Nordeste é a região com menor percentual de servidores em relação à população: 1,63%. A média nacional é 1,87%.

Média regional
A região com mais servidores estaduais em relação à população é a Norte, com 2,51%. Em seguida, ainda acima da média nacional, vêm Centro-Oeste (2,25%) e Sudeste (1,93%). Abaixo, além do Nordeste, só a região Sul: 1,67%.

Por Estado
Os Estados com maior percentual de funcionários estaduais são Acre (6,60%) e Amapá (6,48%), seguidos à distância por Tocantins (3,56%) e Goiás (2,95%). Os menores percentuais são de Pernambuco (0,98%) e DF (1,08%).

Regalos do passado
Foi criada oficialmente em dezembro a Casa Brasil em Cuba, que fomentará a cultura entre os dois países. A organização recebeu de Fidel Castro todos os presentes que ele ganhou em sua vida pública de autoridades brasileiras.

Perdendo mercado
O governo comemora o crescimento das exportações brasileiras em 95, que deve ficar entre 6% e 7%. O problema é que as dos concorrentes do Brasil -como China, Coréia do Sul e Taiwan- cresceram entre 19% e 30%.

Importando de 95
A perda de mercado das exportações persiste em 96. O Nomura Research Institute, do Japão, prevê que as exportações da China cresçam 19% este ano. As vendas do Brasil devem crescer 9%.

O especialista
Se o Rio quiser dicas de como libertar reféns das mãos de sequestradores é só ir a Brasília e falar com Yaacov Keinan. Embaixador de Israel, participou em 76 da operação-Entebe, que libertou 108 israelenses de um avião francês em Kampala (Uganda).

TIROTEIO
De Leonel Brizola, sobre os casos Sivam e da pasta rosa:
- É um governo que comete as mais deletérias ações contra o povo brasileiro. Ou cai o governo pela desmoralização que está passando ou cai a sua política.

Próximo Texto: O caso Xuxa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.