São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O caso Xuxa

Os Juizados Especiais de Pequenas Causas, em fase de implantação, causam polêmica entre magistrados e advogados sobre sua eficiência em cumprir seu propósito: agilizar a Justiça.
Defensores da idéia, os juízes sempre recorrem ao exemplo do Rio Grande do Sul, onde esses tribunais já funcionam há mais tempo. Como as cobranças de dívidas são responsáveis por 76% das demandas, um caso contado pelo desembargador Melíbio Uiraçaba Machado, dá idéia de até onde pode ir o juizado.
Em Giruá, no noroeste do Rio Grande do Sul, foi parar no tribunal o caso de uma vaca da raça Jersey, apelidada Xuxa. O comprador descobriu, tarde demais, que o animal tinha um defeito congênito: um dos úberes tinha dois furos, impedindo a ordenha.
Como a vaca tinha sido vendida por 21 sacas de soja, o juiz dividiu o valor das sacas pelo número de úberes de uma vaca -quatro- e estipulou o resultado, R$ 34,00, como indenização a ser paga pela antiga proprietária pela venda de "equipamento defeituoso".

Texto Anterior: Esquentando; Endereço certo; Crescimento sustentado; Equilíbrio ecológico; Equilibrista; Prova de amor; Soro na veia; Julgando; Tempo perdido; Para onde vai; Funcionários per capita; Média regional; Por Estado; Regalos do passado; Perdendo mercado; Importando de 95; O especialista
Próximo Texto: PF investiga empresa da família de Benito Gama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.