São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chile e Bolívia devem se associar

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos dois países devem se associar ao Mercosul em 1996. Chile e Bolívia estão prestes a se integrar ao bloco, afirma Marcus Vinícius Pratini de Moraes, presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB).
Os dois países não se tornarão membros do mercado comum, mas terão tratamento privilegiado em relação aos demais na hora de negociar com Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
"Eu acredito que o processo de integração irá se consolidar em 1996, com o funcionamento pleno da união aduaneira", diz Pratini de Moraes.
Ele acredita que a abertura não foi maior porque "Brasil e Argentina são países industriais que estão praticando políticas de sobrevalorização cambial", o que induz a "uma proteção maior à indústria nacional".
No entender do presidente a AEB, "a grande incógnita" sobre o futuro do Mercosul é a situação econômica argentina, "estagnada e com alto nível de desemprego".
Uma degradação no país vizinho comprometeria os resultados do mercado comum e ameaçaria também o Brasil, diz.

Texto Anterior: Mercado começou a se formar em 86
Próximo Texto: Empresários pedem mais incentivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.