São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
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Empresas investem na segmentação

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

As torrefadoras de café estão segmentando, cada vez mais, os produtos e o atendimento ao consumidor para aumentar as vendas.
O Café do Ponto, por exemplo, está implantando, em parceria com os supermercados, os primeiros balcões"self-service" para venda de pó de café.
Nesse balcão de venda de pó de café, batizado de "Coffee Machine", o consumidor pode preparar o seu "blend". Isto é, entre os 16 tipos diferentes de pó de café, ele pode escolher qual a mistura adequada ao seu paladar.
Entre as opções estão cafés de diferentes origens (do cerrado mineiro, do Sul de Minas, da região da Mogiana etc.) e com diferentes aromas (sabores menta, canela, baunilha com nozes etc.).
"O caminho é a segmentação do mercado: ter o melhor café para cada gosto", diz o diretor-presidente Alexandre Gonçalves.
O primeiro balcão de atendimento ao consumidor do Café do Ponto está em funcionamento na loja do Pão de Açúcar em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.
A torrefadora pretende abrir mais dez lojas desse tipo dentro de supermercados até o final de 96.
Segundo Luiz Roberto Gonçalves, diretor, a indústria fechou acordo com a rede de supermercados Wal-Mart, dos EUA, que acaba de desembarcar no varejo.
Para Fernando Martins, gerente de marketing do café Melitta, a segmentação é uma tendência do mercado que foi consolidada com a estabilização da economia.
Atualmente, existem no mercado cinco tipos de café com a marca Melitta. Neste ano, a empresa quer lançar novos tipos de pó e produtos alternativos para alavancar o consumo de café.
(MCh)

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