São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV Cultura exibe ciclo de filmes noir

DO TV FOLHA

"Jornada do Pavor", dirigido e estrelado por Orson Welles, marca a volta da "Sessão de Cinema" na TV Cultura. O filme -com exibição neste sábado, a partir das 22h30- inicia o ciclo noir que a emissora programou para janeiro.
Depois de "Jornada do Pavor", a Cultura exibe "Rumo ao Inferno", "Até a Vista, Querida" e "Rancor". As quatro produções norte-americanas das décadas de 40 e 50 têm apresentação do crítico Rubens Ewald Filho.
As obras contam com os principais elementos que caracterizam o gênero noir: história policial, filmagem em preto-e-branco e estética sombria influenciada pelo expressionismo -a denominação "film noir" foi usada pela primeira vez por um crítico francês.
Os filmes
"Jornada do Pavor" é uma produção de 1942, com direção de Norman Foster e Orson Welles, que também participa como roteirista, produtor e ator.
Baseado no romance de Eric Ambler, o roteiro enfoca um caso de intriga internacional.
O ator Jopeph Cotten interpreta o protagonista da história, um homem que é perseguido pela Gestapo depois de descobrir um segredo militar.
O elenco conta ainda com Dolores Del Rio -na pele de uma mulher fatal-, Jack Moss, Ruth Warrick e Agnes Moorehead. Welles faz o papel do chefe da polícia secreta turca.
"Rumo ao Inferno", o segundo filme do ciclo, é uma produção de 1952 dirigida por Richard Fleischer. A história gira em torno de um policial que precisa proteger a viúva de um gângster durante uma viagem de trem que atravessa o país.
A viúva -interpretada pela atriz Marie Windsor- é uma das principais testemunhas em um processo de assassinatos. Charles McGraw vive o policial protagonista e o elenco conta ainda com Jacqueline White e Gordon Gebert.
O terceiro título a ser exibido é "Até a Vista, Querida", uma produção de 1945, com direção de Edward Dmytryk. Os principais atores são Dick Powell, Claire Trevor, Anne Shirley e Mike Mazurky.
O roteiro é baseado na obra do escritor Raymond Chandler, um dos mestres do romance noir. O ator Dick Powell faz o papel do legendário detetive Philip Marlowe e tenta desvendar um caso envolvendo assassinos e chantagem.
O último filme do ciclo noir da Cultura é "Rancor", também do diretor Edward Dmytryk. A produção, de 1947, conta com Robert Young, Robert Mitchum e, Robert Ryan.
A história começa quando três soldados são acusados de assassinar um judeu em um hotel de Nova York. O filme, com roteiro de Richard Brooks, enfoca o preconceito racial e social.
Depois do ciclo noir, a TV Cultura promete destacar o melhor do cinema africano. A "Sessão de Cinema" será exibida aos sábados e os filmes são todos legendados.

Texto Anterior: Canções misturam rock'n'roll e protesto
Próximo Texto: Scott também não funciona em 'Vingança'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.