São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciganos fazem manifestação de apoio à novelista Glória Perez

CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

Cerca de 40 ciganos se reuniram ontem em frente ao Fórum do Rio para protestar contra a advogada Miriam Stanescon Batuli de Siqueira, 48, e defender a autora da novela "Explode Coração", Glória Perez.
Miriam, que também é cigana, conseguiu liminar na Justiça proibindo a TV Globo de veicular os capítulos de ontem e hoje da novela, nos quais a cigana Dara (Teresa Seiblitz) mantém relações sexuais com Júlio (Edson Celulari).
Até as 19 horas de ontem, a TV Globo não havia conseguido cassar a liminar na Justiça. Os advogados da rede continuavam tentando judicialmente a revisão da decisão.
Miriam alega que Dara foi inspirada em sua vida e, como ela mesma se casou virgem, a perda da virgindade da personagem seria uma ofensa moral.
"Vemos isso como coisa de uma pessoa oportunista para extorquir dinheiro da TV Globo", disse Mio Vassicth, um dos líderes dos ciganos na manifestação.
Segundo Jarco Stanescon, primo em segundo grau de Miriam, ela teria participado de um assalto à casa de seus pais em 1979, quando foram roubados US$ 8,5 milhões em ouro, e de ter sequestrado um filho seu por seis dias.
Miriam rebate as acusações:"Não teve queixa em delegacia nem nada? Eles estão ao lado de Glória Perez porque são analfabetos e figurantes da novela".
Vassicth, que é músico e participa das cenas de festas ciganas tocando com seu grupo, disse que o mais importante na participação de ciganos na novela é o aspecto cultural que isto representa.
"Estamos ganhando é com a divulgação da cultura cigana, não com dinheiro", disse.

Texto Anterior: Transferência de alunos causa fila em Rio Preto
Próximo Texto: MAM se prepara para a exposição de Joan Miró
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.