São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAM se prepara para a exposição de Joan Miró

PAULO CAMARGO
DA REDAÇÃO

Começaram ontem no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) os preparativos para a montagem da exposição "Miró: Caminhos da Expressão". A mostra será aberta na próxima terça-feira, dia 9, e reúne 179 obras do artista catalão Joan Miró (1893-1983).
São 147 desenhos que pela primeira vez saem da Espanha, além de 17 pinturas, seis esculturas e nove gravuras. Todas as obras foram realizadas a partir da década de 60.
Durante a tarde de ontem, funcionários do MAM desembalaram e transferiram as obras da sala de acervo do MAM para as salas de exposição. A curadora da exposição, a argentina Irma Arestizábal, chega amanhã a São Paulo para acompanhar a montagem.
Um dos principais destaques da exposição são as gravuras produzidas para o livro "Joan Miró", escrito pelo poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, que conheceu o artista em 1947, quando era cônsul do Brasil na Espanha.
Uma das obras que acabou se tornando uma atração inesperada é a tela "Mulheres na Rua".
O quadro teve que ser restaurado depois que um artista plástico a danificou com as mãos sujas de tinta preta durante a exposição no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em dezembro, no Rio de Janeiro.
A mostra levou, entre outubro e dezembro do ano passado, 100 mil pessoas ao CCBB, no Rio.
Segundo estimativas do MAM, 150 mil pessoas deverão visitar a exposição até 15 de fevereiro.
Este público é equivalente ao que fez filas para ver de perto as obras do escultor francês Auguste Rodin, entre junho e julho de 95, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo.
"Miró: Caminhos da Expressão" foi concebida sob encomenda do Centro Cultural Banco do Brasil e é inédita em outros países.

Texto Anterior: Ciganos fazem manifestação de apoio à novelista Glória Perez
Próximo Texto: Justiça libera cenas de sexo entre Dara e Júlio em 'Explode Coração'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.