São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédio contra colesterol pode causar câncer, sugere estudo

DA REDAÇÃO

Drogas usadas no combate ao nível de colesterol causam câncer em ratos e camundongos se ministradas em doses excessivas, segundo estudo publicado na edição desta semana da "Jama", a revista da Associação Médica Americana.
Segundo Thomas B. Newman e Stpehen B. Hulley, da Universidade da Califórnia em San Francisco, o mesmo pode acontecer em humanos, embora ainda não haja dados conclusivos sobre isso.
Na década passada o número de prescrições de remédios para colesterol aumentou dez vezes. As drogas que se enquadram nas categorias ácido fíbrico e statina causaram câncer em roedores.
"Pacientes que não têm risco de problemas cardíacos, especialmente aqueles com expectativa de sobrevida de 10 a 20 anos, devem evitar remédios para reduzir colesterol", diz o estudo.
Mas um artigo de dois professores da Universidade do Arizona, também publicado na "Jama", diz que as experiências utilizaram doses mais de 300 vezes superiores às normalmente ministradas.
Segundo a contestação, quando uma das drogas testadas foi ministrada entre 12,5 e 62,5 vezes acima do recomendável, nenhum aumento na detecção de câncer.

Texto Anterior: Petróleo sobe após troca no poder saudita
Próximo Texto: Incêndio em Shenzhen provoca 19 mortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.