São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rios são caminho para interior da floresta

SILVIO CIOFFI
DA REDAÇÃO

A Amazônia foi explorada graças à sua extensa rede hidrográfica, caminho privilegiado para o interior de sua densa floresta equatorial.
Dois portos, o flúvio-marítimo de Belém do Pará e o porto fluvial de Manaus, no Amazonas, escoam seus produtos principais como borracha, juta, madeiras e castanha-do-pará.
Conservacionistas de todo mundo têm chamado a atenção para as queimadas e a destruição maciça da fauna e da flora amazônicas e, hoje, se sabe que a devastação contribui para o aquecimento do planeta, criando o efeito estufa.
Veja a seguir algumas curiosidades sobre a floresta tropical:
*
A Amazônia extravasa as fronteiras do Brasil e tem parte de seu território na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Venezuela e Guianas.
*
A Amazônia brasileira ocupa uma área de 5 milhões de km2, ou 59% do território do país.
*
A população local distribui-se ao longo de seus rios e, embora existam indústrias na região, o extrativismo é a base de sua economia.
*
O rio Amazonas, o maior do mundo em volume d'água, se estende por 6.300 km, sendo menor apenas que o rio Nilo, no Egito.
*
A bacia Amazônica compreende o Amazonas e uma extensa rede de afluentes e lagos.
*
A região não apresenta relevo acidentado, e sua energia hidráulica é fraca, cerca de quatro vezes inferior à da bacia do Paraná.
*
O clima da região é quente, com médias anuais que podem superar os 26 graus, e uma umidade de 2.000 mm anuais.
*
Entre as expedições científicas que exploraram a Amazônia está a de Alexander von Humboldt (veja artigo na pág. 6-4), mas homens de ciência como Henry Walter Bates, Louis Agassiz, von Martius e William Chandless também estudaram sua fauna, flora, solo e grupos indígenas.
(SC)

Texto Anterior: Filme mostra ópera na Amazônia
Próximo Texto: Zona Franca permite compra parcelada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.