São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Provas começam com rituais

RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depilar-se na noite anterior, fazer aquecimento vestindo sete sungas, molhar boca, nuca e peito com a água da piscina, testar a firmeza o bloco de salto são alguns procedimentos usados pelos nadadores antes de iniciar cada prova.
O nervosismo dos atletas é quase uma rotina, ainda mais em um esporte individual como a natação.
O jeito é criar um método que ajude a concentração e ao mesmo tempo é um reconhecimento do local de competição.
"Não olho meus adversários. Me concentro na raia e tento visualizar a prova", diz Gustavo Borges. "Depois, molho a boca, porque respiro muito para oxigenar os pulmões antes de pular na piscina e a bola fica sem saliva."
Outro comportamento que já é uma regra na natação é o aquecimento com várias sungas, uma em cima da outra. Mas, para a hora da competição, o nadador coloca um calção bem mais leve, que é feito de nylon-papel.
"Uso duas sungas pesadas no aquecimento e depois ponho outra para competir. É bom porque, na prova, dá uma sensação que você está nadando mais rápido", afirma Fernando Scherer.
(RB)

Texto Anterior: Provas iniciam no segundo dia
Próximo Texto: Atletas entram em clima universitário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.