São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996 |
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Esforço para frear é menor
DA REPORTAGEM LOCAL Entre outros fatores, o freio a disco é mais bem refrigerado do que o similar a tambor, exige menor esforço para acionamento do pedal e apresenta melhor estabilidade durante freadas bruscas, sem provocar desvios de direção -constantes nos freios a tambor.Os freios a disco não necessitam de ajustes durante sua vida útil e dispensam regulagens constantes. "O freio a disco apresenta também maior resistência ao fenômeno 'fading' (perda de capacidade de frenagem devido à alta temperatura)", afirma Adilson Scarazzatti, engenheiro da Varga. Quando se usa constantemente o freio em carros equipados com componente a disco, o esforço praticamente não se altera com o acionamento frequente. "O mesmo não ocorre com o a tambor, que não dissipa com a mesma facilidade o calor e, por isso, pode não brecar com eficiência o carro", diz Scarazzatti. Donos de veículos antigos, como jipes e picapes, estão entre os maiores consumidores dos kits de freios a disco. "Estes sistemas melhoram o desempenho dos carros em trilhas de terra e lama, por serem menos sujeitos às variações do ambiente", diz Luis Filoni, da Agromotor. Terra, água e pequenas pedras podem entrar na parte interna do freio a tambor, danificando as lonas e, assim, diminuindo a capacidade de frenagem. Texto Anterior: Freio a disco aumenta segurança Próximo Texto: Fanáticos transformam o carro em discotecas Índice |
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