São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esforço para frear é menor

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre outros fatores, o freio a disco é mais bem refrigerado do que o similar a tambor, exige menor esforço para acionamento do pedal e apresenta melhor estabilidade durante freadas bruscas, sem provocar desvios de direção -constantes nos freios a tambor.
Os freios a disco não necessitam de ajustes durante sua vida útil e dispensam regulagens constantes.
"O freio a disco apresenta também maior resistência ao fenômeno 'fading' (perda de capacidade de frenagem devido à alta temperatura)", afirma Adilson Scarazzatti, engenheiro da Varga.
Quando se usa constantemente o freio em carros equipados com componente a disco, o esforço praticamente não se altera com o acionamento frequente.
"O mesmo não ocorre com o a tambor, que não dissipa com a mesma facilidade o calor e, por isso, pode não brecar com eficiência o carro", diz Scarazzatti.
Donos de veículos antigos, como jipes e picapes, estão entre os maiores consumidores dos kits de freios a disco.
"Estes sistemas melhoram o desempenho dos carros em trilhas de terra e lama, por serem menos sujeitos às variações do ambiente", diz Luis Filoni, da Agromotor.
Terra, água e pequenas pedras podem entrar na parte interna do freio a tambor, danificando as lonas e, assim, diminuindo a capacidade de frenagem.

Texto Anterior: Freio a disco aumenta segurança
Próximo Texto: Fanáticos transformam o carro em discotecas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.