São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL supera PMDB na Câmara

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PFL conseguiu superar a bancada do PMDB e tornou-se o maior partido da Câmara pela primeira vez em sua história. Com o ingresso da deputada Zila Bezerra (AC), o PFL ficou com 98 deputados, contra 97 do PMDB.
O líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE), ouviu ontem queixas do líder do PMDB, Michel Temer (SP), durante reunião na Câmara. "Vocês tiraram uma deputada do PMDB", disse Temer. "Nós não tiramos. Foi ela quem veio", disse Inocêncio, tentando descontrair a conversa.
O líder do PFL afirma que a arregimentação de novos deputados não visa a eleição para a presidência da Casa, em 1997. O regimento interno diz que a escolha da Mesa Diretora obedecerá, "tanto quanto possível", a proporcionalidade entre os partidos.
Seguindo este critério, o nome do presidente sairia dos quadros do maior partido ou bloco. Mas Inocêncio afirma que esta tradição foi quebrada por ele mesmo, no ano passado, quando permitiu que José Genoino (PT-SP) disputasse a presidência da Câmara com Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA).
"Está criada a jurisprudência. Qualquer partido pode disputar a presidência da Casa em plenário", disse ontem Inocêncio.

Texto Anterior: PFL reage e ameaça disputar Câmara
Próximo Texto: FHC descarta bloco PSDB-PPB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.