São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Química assusta no segundo dia de Fuvest

DA REPORTAGEM LOCAL

A prova de química assustou os candidatos ao vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) no segundo dia da segunda fase, anteontem.
Os alunos fizeram prova de química ou história. Como nessa etapa os exames variam de acordo com a carreira, alguns alunos não precisaram comparecer.
Nos lugares que ficaram vagos, a Fuvest afixou cartazes de aviso, que serviam para orientar os coordenadores. O índice de abstenção foi de 8,84%. No ano passado, faltaram ao segundo dia de prova 8,6% dos convocados.
A abstenção foi maior entre os candidatos que fariam a prova de química -9,16%. Entre os convocados para fazer o exame de história faltaram 8,47%.
Segundo o vice-diretor da Fuvest, José Atílio Vanin, os treineiros são responsáveis pela elevação do índice. "A abstenção entre eles fica entre 25 e 33%. Entre os candidatos reais ela é de no máximo 6%."
Bruno Tortorello, 18, candidato a engenharia civil achou a prova de química difícil. " A prova não exigia raciocínio. Era preciso saber a matéria de cor."
Para o professor Antônio Mário Salles, coordenador de química do curso Objetivo, a prova teve o mesmo nível de dificuldade da realizada no ano passado.
"O estilo do exame foi igual ao de 95. Exigiu-se raciocínio e domínio de conceitos."
Quem fez a prova de história considerou o exame fácil. Segundo Eduardo Makoto, 21, candidato ao curso de administração, a prova de história não apresentou problemas.
"No exame, não havia questões específicas como as da primeira fase. As perguntas eram mais abrangentes e não se prendiam a detalhes", disse.
"A prova foi bem elaborada. Quem estudou conseguiu responder", afirmou Luciana Shiguti, 17, candidata a pedagogia.
A prova também agradou os professores. De acordo com o professor Francisco Alves da Silva, coordenador de história do curso Objetivo, o exame se baseou no conteúdo programático do segundo grau.
"Eu gostei muito da prova, porque os examinadores decidiram, finalmente, explorar o conhecimento que o candidato adquiriu no colégio."
Hoje, os candidatos farão prova de física. O exame termina na quinta, com a prova de matemática (veja texto abaixo).

Texto Anterior: Pagamento do IPVA com desconto acaba na 2ª
Próximo Texto: Candidatos fazem prova de aptidão e habilidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.