São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação do Econômico é investigada

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão encontrou indícios de supostos crimes contra o sistema financeiro nacional praticados pelo ex-presidente do Banco Econômico, Angelo Calmon de Sá, e demais administradores da instituição.
Calmon de Sá não foi encontrado ontem em Salvador. Ele estaria viajando, segundo assessores.
Os indícios foram localizados na concessão de financiamentos rurais e em moeda estrangeira, empréstimos e adiantamentos a empresas controladas pelo próprio Econômico. Essas operações, que segundo a procuradoria ocorreram entre 1989 e 1994, são vedadas pela Lei do Colarinho Branco, que trata sobre crimes no sistema financeiro.
O caso foi encaminhado com pedido de providências no dia 22 de dezembro para a procuradora-chefe da República na Bahia, Zélia Gomes. O subprocurador federal do Cidadão, Álvaro Costa, diz que as operações ferem o artigo 17 da Lei do Colarinho Branco.
Esse artigo veda a concessão de empréstimo ou adiamento a sociedade cujo controle seja exercido por dirigentes da instituição ou seus parentes. A procuradoria não informou os nomes das empresas.
Na Bahia, o Econômico controlava empresas rurais, turismo e do pólo petroquímico que podem ter sido as beneficiadas pelas operações ilegais.
Os indícios do suposto crime foram localizados na documentação do Econômico requisitada do Banco Central pela procuradoria após a decretação da intervenção federal, em agosto passado.
Segundo a procuradoria, essas providências foram tomadas bem antes de o Banco Central anunciar, anteontem, a intenção de pedir o indiciamento de Calmon de Sá ao Ministério Público pela mesma Lei do Colarinho Branco.
BC e Nacional
Um novo processo administrativo foi instaurado no dia 22 na procuradoria para investigar a intervenção Banco Nacional e a sua venda ao Unibanco. Esta semana, o subprocurador Álvaro Costa deve reinquirir o BC sobre o assunto.

Texto Anterior: IPVA com desconto vence na segunda-feira
Próximo Texto: Falta de emprego afeta só indústria, diz FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.