São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de emprego afeta só indústria, diz FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que a redução do nível de emprego está restrita ao setor industrial. FHC negou que haja aumento global do desemprego no país.
Para o presidente, a queda no número de vagas da indústria no ano passado foi compensada com aumento do emprego em serviços.
A indústria paulista fechou 179.874 postos de trabalho em 95, segundo a Folha publicou na edição de ontem. O corte foi 941% superior ao registrado no ano anterior, quando foram eliminadas 17.275 vagas.
"Está havendo uma modificação na estrutura global do emprego: diminui a oferta de emprego na indústria e aumenta a oferta no setor terciário (de serviços)", disse Fernando Henrique.
"É claro que não são os mesmos que encontram emprego no setor de serviços. Ou, se perdem emprego no setor industrial, não são automaticamente reempregados no setor de serviços."
FHC afirmou ser "moderada" a taxa de desemprego de 4,68%, medida pelo IBGE em 95. "Poucos países têm uma taxa tão baixa. O Japão tem metade disso mas os outros têm o dobro, o triplo", disse o presidente.
Fernando Henrique disse ainda que o índice reduzido, no entanto, "não consola os que perderam o emprego".
O presidente informou que passou o fim-de-semana revisando os indicadores divulgados sobre o nível de emprego no país.

Texto Anterior: Operação do Econômico é investigada
Próximo Texto: Guiba propõe 4º turno contra o desemprego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.