São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Distrito 87" preserva atmosfera e inteligência de Ed McBain

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Sempre se esperou que o 87º distrito policial de NY, imortalizado pelos romances de Ed McBain, chegasse ao cinema. Não só pelo interesse dos livros como por McBain ser roteirista de cinema ("Os Pássaros", de Hitchcock).
Por um desses mistérios hollywoodianos, virou filme só agora, com o nome de "Distrito 87", e para TV. Tem algumas desvantagens: o elenco pouco ilustre (à possível exceção de Randy Quaid), o diretor desconhecido...
Tem também vantagens: o cinema policial americano está engessado pelas histórias de duplas de tiras incondicionalmente convencionais, em que parece que não estamos vendo personagens de carne e osso. São seres de plástico, de celulóide na melhor das hipóteses.
Aqui não. Os quatro detetives que investigam o caso de uma série de moças atletas assassinadas são falíveis. Podem fracassar porque o carro em que viajam topa com um congestionamento, por exemplo. Não agem com violência indiscriminada. Procuram juntar fatos, deduzir, pesquisar. Em uma palavra, são fora de moda para os padrões contemporâneos.
Mas a TV -que não tem a mesma obrigação de fazer bilheteria- aguenta isso. E, como a produção é razoável, também se nota que não é uma coisa feita no tapa. Temos a vantagem de um filme que não se impõe pela correria desbragada e a sofreguidão de explosões que às vezes arruina os policiais.
Em compensação, "Distrito 87" não agrega algumas vantagens do cinema atual e tende, às vezes, a perder o ritmo. Mas isso é compensado pelos diálogos cheios de humor, que preservam o frescor de McBain.

Vídeo: Distrito 87
Diretor: Bruce Paltron
Elenco: Randy Quaid, Alex McCarthur, Ving Rhames
Produção: EUA, 1995
Distribuição: NCA Pictures (tel. 011/966-6135)

Texto Anterior: Jessica Lange deita e rola em drama aéreo sobre explosões nucleares
Próximo Texto: Sofrer só vale para ajudar os outros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.