São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como compactar arquivos para economizar espaço em disco

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Você pode economizar espaço no disco rígido do seu computador ou então reduzir o preço da conta telefônica. Existem no mercado programas para compressão e descompressão de arquivos.
Esses programas são capazes de pegar a informação de um arquivo e comprimi-la, ocupando espaço menor. Isso significa que é possível guardar mais arquivos em um disquete ou no disco rígido.
O uso de arquivos compactados é ideal para quem precisa transferir dados de um computador para outro via modem -equipamento que conecta o micro à linha telefônica.
Os programas mais conhecidos para compactação e descompactação são o "PKZip" e o "Arj".
O "Arj" pode ser adquirido gratuitamente em sistemas eletrônicos para troca e aquisição de programas, os BBS.
O "PKZip" tem uma versão que pode ser experimentada antes de ser comprada. Essa forma é conhecida como shareware.
Antes de comprimir arquivos, você precisa instalar o programa no disco rígido do computador. Para fazer isso, abra o Gerenciador de Arquivos e crie um diretório.
Transfira os arquivos do diretório no qual eles estão guardados para o diretório onde está instalado o programa de compactação.
Se estiver usando o "PKZip", clique em Arquivo e Executar. No campo, digite pkzip -a nome.zip.
O nome pode ser qualquer um que tenha até oito caracteres.
Caso use o "Arj", digite arj a nome.arj. Agora, você pode copiar ou transferir esse arquivo com extensão .zip ou .arj para um disquete ou enviá-lo via modem para outro microcomputador.
O "PKZip" vem também com um programa para descompactação, o "PKUNZip". Quando quiser descompactar o arquivo, instale-o em uma pasta.
Repita o procedimento com o programa para descompactação. No Gerenciador de Arquivos, clique em Executar e digite pkzip -e nome.zip.
Já existe a versão "WinZIP" para "Windows".
(MZ)

ONDE SABER MAIS
MAPLE: tel. (011) 826-5311

Texto Anterior: CES reúne indústria de jogos
Próximo Texto: Máquinas caminham para facilitar uso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.