São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquinas caminham para facilitar uso

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Intel, líder mundial na produção de chips de computador, continua apostando no alto poder de processamento. A tarefa para este ano, e também para os próximos, é desenvolver componentes para tornar as máquinas mais robustas.
Segundo a indústria de informática -Intel e Microsoft-, o padrão de máquina para o consumidor final para este ano é um computador com processador Pentium (duas vezes mais veloz que o 486), memória de 8 a 12 Mbytes -ideal para trabalhar com mais de dois programas simultaneamente-, disco rígido de 1,6 Gbyte, leitor de CD-ROM de sêxtupla ou óctupla velocidade e monitor colorido de 15 polegadas.
O padrão de sistema operacional -responsável pelo funcionamento da máquina- será "sem dúvida o 'Windows 95"', afirma Jorge Salles, diretor para assuntos corporativos da Microsoft.
A Apple, que detém 10% do mercado mundial de computadores pessoais, aposta em seu sistema operacional, o "MacOS", para microcomputadores com outro tipo de processador, o PowerPC, desenvolvido em parceria por Motorola, IBM e Apple.
Para José Carlos Yazbek, gerente de tecnologia da Intel, novas fórmulas vão permitir uma redução de custos e recursos compartilhados no computador. "Em 96, o equipamento vai incorporar tecnologias que transformam o computador em 'Instant On'."
Isso significa que o micro sairá de fábrica com pacotes de programas, equipado para acesso à rede mundial Internet, pronto para receber e enviar mensagens telefônicas e de fax e com capacidade de gerenciamento remoto.
Ou seja, você sairá de casa, deixará sua máquina semiligada -economizando energia- e, pelo telefone, acionará de um outro micro as informações que necessita.
Máquinas com chip Intel caminham para trabalhar com todas as funções multimídia na placa principal. Está em desenvolvimento a tecnologia SVD -Simultaneous Voice Data-, que permite tráfego de dados e voz em um canal.
Outra aposta da Intel é na Streaming Multicast Video Technology, que vai permitir transmissão de várias imagens de vídeo em tempo real.

Texto Anterior: Saiba como compactar arquivos para economizar espaço em disco
Próximo Texto: Falta melhorar comunicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.