São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo cria livro de condolências na Internet

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

Um grupo que assina Geração Mitterrand abriu um "livro de condolências" na Internet para recolher homenagens ao presidente francês, morto na segunda-feira.
O espaço Mitterrand passou a funcionar anteontem, na World Wide Web (acesso http://www.imaginet.fr/tonton). A Web é uma parte da Internet, a rede mundial de computadores.
Geração Mitterrand é o nome pelo qual passou a se chamar a parte da população francesa que praticamente nasceu e viveu sob os anos da Presidência Mitterrand. O termo, de propaganda, foi lançado pela assessoria de Mitterrand.
Redes privadas e profissionais de informação em rede de computadores também criaram espaços especiais dedicados à morte de Mitterrand. Na rede francesa Minitel, vários serviços colocaram a imagem do presidente em sua página de abertura, como o jornal "Libération".
O serviço de informações via Minitel do jornal parisiense centralizou os serviços de várias agências de notícias em um único lugar, para facilitar o acesso. Abriu também uma página para registrar homenagens dos usuários.
A revista semanal "L'Express", que coloca suas edições na Internet, também abriu um fórum de informações especial sobre Mitterrand e abriu uma página extra na sua seção de cartas para o assunto, também na Internet.
Duas revistas francesas anteciparam sua chegada às bancas ontem, com edições especiais -a "Paris Match" e a "L'Express".
Os jornais franceses dedicaram suplementos de até 20 páginas ao assunto. Segundo o sindicato da imprensa francesa, os jornais ou dobraram ou triplicaram suas tiragens da edição de ontem.
(VTF)

Texto Anterior: Mitterrand sabia ter câncer desde 81
Próximo Texto: Derrotado, Walesa quer voltar a ser eletricista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.