São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Homem na faxina' pode virar slogan

Deputada quer divisão do trabalho

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Lugar de homem é na cozinha. E fazendo faxina junto com a mulher. A afirmação é, na verdade, uma proposta de emenda ao Orçamento da União, apresentada pela deputada Marta Suplicy (PT-SP).
A emenda, que já recebeu parecer favorável do Ministério da Justiça, desloca uma verba de R$ 100 mil para viabilizar uma campanha publicitária que estimule os homens a dividirem as tarefas domésticas.
"A Constituição garante a igualdade entre homens e mulheres, mas esse direito só fica no abstrato. No dia-a-dia, é só a mulher que cuida da casa", diz Marta Suplicy.
A deputada justifica a necessidade da campanha por questões culturais. "Não será uma lei que vai obrigar o homem a dividir as tarefas domésticas, mas sim uma campanha de conscientização", afirma.
A campanha, ainda, deve valorizar o trabalho doméstico e mostrar que não se trata de uma função de menor valor.
Luiza Nagib Eluf, ex-secretaria nacional dos Direitos da Cidadania do Ministério da Justiça, diz que o ministério aceitou todas as emendas que defendiam os direitos das mulheres e das crianças.
"Acho importante que os homens dividam o trabalho doméstico para que exista igualdade", diz Luiza, que ficou no cargo até o início deste mês.

Texto Anterior: FHC institui a "semana peemedebista"
Próximo Texto: Governo teme que decreto traga prejuízos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.