São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério suspende propaganda do SUS

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA

O Ministério da Saúde determinou a suspensão da veiculação, em emissoras de TV, de comercial que estimulava as pessoas a fazer exames de vista em postos ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
A determinação atende a pedido do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul e da Federação Nacional dos Médicos, feito em reunião na última sexta com o ministro Adib Jatene, em São Paulo.
O filme mostra pedestres tentando evitar um buraco na rua e aconselha as pessoas a fazer exame de vista em posto do SUS. O sindicato alega que se trata de propaganda enganosa, pois a maioria dos postos não tem oftalmologista.
A assessoria da Saúde informou que decidiu suspender o filme porque considerou que ele foi mal interpretado. Para o ministério, o filme pede que pessoas façam apenas testes de visão nos postos, que podem ser feitos por enfermeiros.
Na semana passada, o Sindicato dos Médicos pediu ao Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária a suspensão da campanha. O Conar deve intimar o ministério a prestar esclarecimentos. A veiculação deve ser suspensa a partir de hoje.

Texto Anterior: Pacientes morrem sem atendimento no Rio
Próximo Texto: Falta remédio para Aids em hospital de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.