São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importação de carros será investigada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ministra Dorothea Werneck (Indústria, Comércio e Turismo) anunciou ontem que o governo irá investigar todas as importações de carros ocorridas desde janeiro de 94, principalmente as que tiveram origem em Manaus (AM), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).
"Já solicitamos ao Banco do Brasil que nos forneça todas as guias emitidas em Manaus. Queremos identificar se há técnicos envolvidos em casos de corrupção."
Segundo ela, o governo vai estender as investigações a outros 134 dos 13.500 produtos que integram a pauta de importações.
Dorothea disse que o governo sabia que essas empresas vinham subfaturando as importações e sonegando impostos "graças à força de medidas liminares concedidas pela Justiça de Manaus".
Ela disse que os casos de fraude ocorreram só até março de 95. A partir de abril esse problema teria diminuído com a informatização.
Gustavo Franco, diretor Banco Central, disse que em 95 o BC enviou cerca de 150 processos ao Ministério Público envolvendo irregularidades em operações de comércio exterior. Segundo Franco, a maior parte das operações não envolve ilícitos cambiais.
Em nota oficial, o Banco do Brasil negou qualquer responsabilidade sobre a fraude com as importações. Segundo a nota, cabe às agências remeter as guias ao Decex, e não controlar preços.

Texto Anterior: Andrade Vieira vai a reunião da Indústria; Fazenda quer prazo menor para cobrança; Ford aumenta em 3% veículos da linha 96
Próximo Texto: Viabilidade duvidosa; Sem ilusões; Passando o abacaxi; Previdência complementar; Pela reciprocidade; Em funcionamento; Experiência acumulada; Novo mercado; Farpas na construção; Contra o corporativismo; Mordomia disputada; Haja Lobby; Aval superior; Apostando as fichas; Na semeadura; Suco de laranja; Perdendo altura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.