São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A campanha dos Bulls

FÁBIO SORMANI

Trinta vitórias e apenas três derrotas -sem contar a rodada de ontem. Esta é a campanha do Chicago Bulls, o time que mais venceu e o que menos perdeu até agora.
Mas, ao contrário de estar arrancando suspiros de torcedores e adversários, a campanha dos Bulls está sob suspeita. Alguns de seus adversários estão aventando a possibilidade de a tabela deste campeonato ter sido feita para favorecer o time de Michael Jordan.
Depois da derrota para os Bulls, quarta-feira passada, o técnico George Karl, do Seattle Supersonics, afirmou: "Não se pode ganhar de uma equipe como a do Chicago com jogadores cansados. Foi o que aconteceu conosco."
Antes de jogar contra os Bulls, os Sonics tinham enfrentado, fora de casa, o Orlando (na sexta-feira anterior à partida), New York (domingo) e Milwaukee (um dia antes). Enquanto isso, a última partida do Chicago tinha sido no sábado, contra o Milwaukee, em casa.
Detalhe: os Sonics foram derrotados por 113 a 87, mesmo com o Chicago tendo perdido Dennis Rodman no terceiro quarto.
Procedem as suspeitas? Seguinte: eu penso que uma entidade como a NBA jamais iria proteger este ou aquele time. Os homens que a dirigem -a começar pelo seu presidente, David Stern- são pessoas acima de qualquer suspeita.
Mas a tabela não favorece o Chicago? Sim e não.
Se o time foi "beneficiado" quando pegou os Sonics, o mesmo não aconteceu quando fez sua turnê à costa oeste. Um dia antes de enfrentar o San Antonio Spurs, o time pegou o Dallas Mavericks, enquanto que os Spurs estavam descansando havia três dias. Quer dizer: a tabela privilegia e castiga uma mesma equipe.
Eu analisaria a performance do Chicago de outra maneira. É sabido que os maiores adversários do time de MJ ao título da NBA são Orlando, New York e Indiana, na Conferência do Leste, e Houston, Seattle e San Antonio, no lado do Oeste.
Desses seis times, o único que o Chicago conseguiu vencer fora de casa foi o San Antonio, tendo perdido para Orlando, Indiana e Seattle -o time ainda não enfrentou Houston e New York fora de Chicago. Dentro de casa, os Bulls venceram todos, só não tendo enfrentado ainda o San Antonio.
Portanto, a campanha do Chicago não é tão espetacular assim. Depois, o que conta mesmo são os playoffs, não é mesmo? Vamos pois esperar por eles para ver como o Chicago vai reagir, OK?

Texto Anterior: Pagando em 96 algumas dívidas de 95
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.