São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preso maior traficante de drogas do México

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia mexicana anunciou ontem a prisão do principal líder do tráfico de drogas no país, Juan García Abrego. Ele foi detido anteontem em Monterrey (nordeste).
A Procuradoria Geral do país disse em um comunicado de apenas três linhas que ele foi deportado, sem citar para qual país.
O Departamento de Estado dos EUA disse que o traficante havia chegado a Houston (Texas, sul do país). Fontes da procuradoria confirmaram a extradição para os Estados Unidos.
Abrego, 51, chefia o cartel do Golfo, que controla o tráfico no nordeste mexicano.
Calcula-se que a organização seja responsável por 30% da cocaína que entra nos EUA. O patrimônio do cartel é estimado em US$ 20 bilhões.
Cerca de 80% das drogas que chegam aos Estados Unidos entram pela fronteira com o México.
A procuradoria mexicana afirmou que Abrego foi deportado porque "considerava a permanência dele no país indesejável".
Abrego foi colocado na tarde de ontem em um avião da procuradoria que partiu do aeroporto da Cidade do México. A operação foi cercada de um forte esquema de segurança.
Nascido no México, Abrego tem cidadania norte-americana e está há vários meses na lista dos dez criminosos mais procurados do FBI, a polícia federal dos EUA. Ele é acusado de tráfico de cocaína e maconha e assassinato.
As autoridades americanas ofereciam US$ 2 milhões por informações que levassem à captura do traficante. Traficantes do México aumentaram seu poder depois do declínio dos cartéis de droga colombianos.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Nicholas Burns, agradeceu ao governo mexicano pela prisão e extradição de Abrego. Se for condenado, ele pode pegar prisão perpétua.

Texto Anterior: Diana não quer ter guarda-costa armado; Irmão pode influir em homossexualidade
Próximo Texto: Rússia inicia ataque contra separatistas tchetchenos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.