São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade sintetiza história e modernidade

NATHANIEL C. NASH
DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Frankfurt deve ser a cidade mais cosmopolita da Alemanha e -especialmente para norte-americanos- a mais adequada ao visitante estrangeiro.
A cidade, que até pouco tempo era sede de uma importante base das Forças Armadas norte-americanas, adotou o inglês como sua segunda língua. É raro encontrar um alemão que não consiga dar orientações compreensíveis a um turista que fale inglês.
Em sua condição de capital bancária da Alemanha, Frankfurt sedia o Bundesbank -o segundo mais poderoso banco central do mundo, depois do Federal Reserve norte-americano-, além de mais de 400 outros bancos alemães e internacionais.
E, se a Europa realmente adotar a moeda única, já está decidido que a sede do futuro banco central europeu ficará em Frankfurt.
Embora esses bancos possam conferir a Frankfurt um certo quê de Wall Street, a vida cultural e intelectual da cidade é florescente. Por toda parte se vêem cafés com mesas nas calçadas, e a comida vem melhorando constantemente.
Frankfurt não é a expressão mais legítima da cultura alemã, em boa parte porque foi quase destruída durante a 2ª Guerra Mundial e depois reconstruída com a arquitetura insossa dos anos 50 e 60.
Mesmo assim, ela tem áreas pitorescas, com casas centenárias com estrutura de madeira e praças requintadas, desde o bairro boêmio de Sachsenhausen até a praça medieval chamada Rõmerberg, passando por parques que formam um cinturão em volta do centro.
É possível chegar à maioria desses lugares a pé ou pelo sistema de trens subterrâneos (o bilhete básico custa por volta de US$ 1,30).
Mais importante cidade da Alemanha, Frankfurt -conhecida como a cidade de Goethe, o maior escritor do país- abriga todos os anos, em outubro, a Feira de Livros de Frankfurt, o maior evento internacional do mundo editorial.

Texto Anterior: Hotéis 'inteligentes' confundem hóspedes
Próximo Texto: Charme medieval se mantém inalterado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.