São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico diz que Mitterrand preparou uma 'armadilha'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O médico francês Claude Gubler disse ontem que o presidente François Mitterrand, morto na semana retrasada, criou uma armadilha para ele ao proibir a divulgação de seu estado de saúde.
Gubler, médico de Mitterrand durante a maior parte de seus dois mandatos (1981-1995), foi proibido por ele de divulgar boletins verdadeiros sobre sua saúde.
Ontem, ele foi ouvido pela polícia, em investigação da suspeita de que seu livro, "Le Grand Secret" ("O Grande Segredo"), tenha violado informações médicas confidenciais. Mitterrand tinha câncer na próstata e nos ossos desde o início de seu governo, mas só anunciou a doença em 1992.
A Justiça determinou que o livro fosse recolhido das livrarias, após ação da viúva de Mitterrand. A associação francesa dos médicos abriu um processo contra Gubler.
Ele disse ao jornal "Le Monde" que, se conseguir algum dinheiro com o livro, após pagar os advogados na batalha judicial que se inicia, pretende doá-lo a instituições de caridade.
O livro esteve à venda por apenas um dia, tempo suficiente para que os 40 mil exemplares da primeira edição se esgotassem.

Texto Anterior: Duas explosões ocorrem no norte da Nigéria
Próximo Texto: Alemanha liberta os 3 detidos após incêndio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.