São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
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Como montar uma imobiliária?

José Eduardo de Sousa Teles - São Paulo, SP
O sucesso de uma imobiliária está basicamente centrado na figura do empreendedor.
Ele precisa conhecer bem o mercado imobiliário e a legislação do setor, além de ter boa experiência em vendas e selecionar bons corretores.
O investimento inicial é muito variável. Um escritório de 30 m2, por exemplo, pode ser simples ou informatizado.
Muitas imobiliárias atualmente optaram por ter um cadastro de clientes e imóveis informatizados. Nesse caso, o investimento sobe muito, já que um computador do tipo PC 486 custa de R$ 1.600 a R$ 2.000.
Os gastos mensais da imobiliária ficam em torno de R$ 2.000 -incluindo despesas de administração, honorários, aluguel do imóvel, tarifas públicas de água, luz e telefone e despesas de manutenção.
As imobiliárias trabalham com comissões sobre vendas e locações. Para venda, recebem 6% a 8% do valor total, para imóveis urbanos.
Para locação, geralmente o primeiro aluguel fica com a imobiliária. Quando a imobiliária se encarrega de administrar os aluguéis, as comissões variam de 6% a 10%.
A imobiliária pode começar a funcionar com uma secretária, um auxiliar, um corretor e o proprietário. O proprietário e o corretor devem estar registrados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).
Para conseguir esse registro, o interessado deve ter o segundo grau completo, habilidade para negociações, conhecimento prático do mercado financeiro, fazer um curso técnico em transações imobiliárias e um exame na Secretaria de Educação do Estado e no sindicato da categoria.
Depois de obter o certificado, o profissional poderá pedir seu registro no Creci. Os corretores geralmente recebem um terço da comissão de venda.

PARA SABER MAIS
Creci - (011) 884-6677.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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